Conheça um pouco mais

Nossa Cidade

Rio Vermelho é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e sua população estimada em 2010 era de 13.645 habitantes, tendo uma área de 987 km², o que corresponde a uma densidade populacional de 14,4 hab/km².

Bandeiras que percorreram a região:

A bandeira liderada por Francisco Bruzza Espinosa, o primeiro homem branco que pisou o solo Mineiro no ano de 1536 (para outros historiadores 1554) Expedição que partiu de Porto Seguro - Bahia.

A bandeira liderada por Sebastião Fernandes Tourinho, no ano de 1572 - Saindo de Porto Seguro - Bahia.

A bandeira liderada por Marcos de Azeredo Coutinho, que no ano de 1612 encontrou o primeiro Diamante do Brasilm as margens do Rio Suassuí, (no município de Paulistas MG). Advindo do Espírito Santo e fazendo o mesmo projeto do Bandeirante Sebastião Fernandes Tourinho.

A bandeira liderada por Fernão Dias Paes Leme, que saindo de São Paulo no dia 21 de julho de 1674 tomando rumo do rio Paraíba, passando por Taubaté, Pindamonhagaba e daí penetrou no território Mineiro passando por Passa Quatro, Pouso Alto, Caxambú, Baependi, Ibituruna, daí rumo ao Rio das Mortes, até fundar a segunda Feitoria em Minas (São Pedro do Paraopeba). De lá, ruma para a região de Betim, Lagoa Santa, Sumidouro, Rio das Velhas e parte para a região do Serro Frio (Serro)e deflete rumo a Itacambira e inicia seu retorno passando por Itamarandiba e chega a região de Rio Vermelho. No local onde há o encontro das águas do Rio Vermelho com o Rio Turvo ( divisa da cidade de Rio Vermelho com Paulistas); constrói a maior obra da engenharia mineira. A Ponte dos Paulistas (Cachoeira de Geraldo Miranda).

Datas comemorativas

Setembro
Jogos da Primavera Festa da Pedra Menina

Agosto
Festa Nossa Senhora da Pena
Festa do Bom Jesus no Bairro Magalhães

Janeiro
Festa de São Sebastião
Aniversario da cidade Julho Semana do Fazendeiro de Rio Vermelho

Pontos Turísticos

Rio Vermelho faz parte do "Circuito dos Diamantes".
Parque da Serra do Gavião com a Gruta do Taipero, Cachoeira do Landim, Cachoeira Sete Quedas e a Gruta da Lapa Santa.