Conheça o hino da

Nossa Cidade

A Câmara Municipal de Rio Vermelho/MG, vem através do seu presidente dar notoriedade ao trabalho realizado em nosso hino municipal, que foi institucionalizado e gravado em canto pela primeira vez.

Através de uma pesquisa no acervo da Casa Legislativa, o vereador Jairinho observou que não havia registros que oficializavam mediante documentos e projetos de lei o nosso hino municipal.

Percebendo essa lacuna do tempo e procurando dar o devido respeito ao hino e seus autores, letra de José Vicente Mendonça e melodia de Chiquinho Leandro, foi apresentado pelo vereador o projeto de lei que institui o hino municipal de Rio Vermelho/MG.

Respeitando a letra e melodia, que para nós é motivo de muito orgulho pela mensagem entoada a cada estrofe e refrão, nada foi modificado mantendo a excelência do nosso hino originalmente.

Seguindo todo o trâmite e após a aprovação e gravação do hino, outro projeto de lei passará a vigorar em nosso município.

Durante os eventos e cerimoniais de caráter público e privado o hino do município deverá ser entoado após o hino nacional, sendo opcional, pois foram gravadas três versões:

1) Em canto seguindo a versão institucional (banda).

2) Instrumental versão institucional (banda).

3) E na versão acústica.

Sempre nos foi comum ouvir o hino nas escolas entoados por lendários professores e professoras como Edwiges de Fátima Coelho, Argemiro Afonso Dumont Lessa e muitos outros que marcaram o nosso devido amor e respeito cívico na arte de educar, mesmo
diante das duras dificuldades e recursos inexistentes, a maestria no dever de nos ensinar superava qualquer dificuldade e imprevisto, sendo eles inerentes ao tempo vivido.

Na intenção de resgatar tal sentimento e amor ao nosso ponto de partida, ou seja, nossa origem e nossa terra, o projeto de lei institui também que escolas passem a entoar o hino do município, bem como fornecerem nos materiais didáticos da rede municipal de ensino, o hino timbrado na contra capa dos cadernos, ofertados pela Secretaria de Educação do município.

Esse olhar respeitoso ao nosso hino e a nossa história se realiza através da participação de muitas pessoas. Tendo início por todos todos os vereadores e vereadoras pela atenção e aprovação.

A Prefeitura Municipal, na pessoa do Excelentíssimo senhor prefeito, Marcus Vinicius, que executou toda demanda em torno dessa nossa ideia com muita prestatividade, respeito e carinho pela causa que lhe é peculiar.

Intermediando toda as aspirações do projeto de lei e gravação, esteve a Secretaria de Cultura, na pessoa do Pedro Ramon , (Secretário) e seus respectivos funcionários municipais da pasta.

Caros munícipes, esperamos que gostem das versões que foram gravadas com muito empenho e carinho para os riovermelhenses nativos e seus filhos adotivos que também passaram a viver e amar nosso município e nosso povo.

Sendo assim, procuramos seguir em frente, valorizando o trabalho coletivo para que nossa cidade, nossa história e nossos personagens nesse teatro chamado vida tenham o seu merecido reconhecimento.

Na esperança de dias melhores seguimos em frente cientes do nosso compromisso e do nosso desejo de não apenas mudar, mas resgatar valores com ventos de progresso.

E com o enorme sentimento que ainda teremos coisas bonitas para contar, até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás, apenas começamos nossa caminhada em busca de um Rio Vermelho livre, excelso, feliz e glorioso.

 

 

 

HINO MUNICIPAL - Versão Coral

HINO MUNICIPAL - Versão Banda

HINO MUNICIPAL - Versão Acústica